Hoje na série cômodo a cômodo vamos falar do coração da casa, a cozinha! Uma cozinha bem pensada e bem planejada, mesmo que pequena, consegue atender todas as necessidades de uma casa. Até os menores detalhes são importantes na hora de projetar a cozinha. Vamos ver o que é necessário para ter uma bem completinha.
Finalidade
É na cozinha que preparamos e cozinhamos os alimentos, necessitamos de equipamentos para o preparo, bancadas de apoio, e para a guarda desses alimentos, equipamentos, utensílios de cozinha e louças, precisamos de locais apropriados. Para a guarda de alimentos perecíveis, precisamos da geladeira e freezer.
Projeto: Mary Oglouyan.
Outra atividade importante que realizamos na cozinha, é a limpeza de alimentos e louças e dependendo do tamanho da cozinha, podemos ter uma pequena mesa ou uma bancada com assentos para as refeições do dia a dia.
Foto: Via pinterest.
O tamanho da cozinha é importante, pois é dependendo dele que é determinado o formato da cozinha e qual mobiliário teremos. As cozinhas podem ser em formato de L, em ilha, cozinha americana, em formato de U e cozinha linear ou corredor.
Projeto: Greice Bonatti.
Foto: Via pinterest.
Mobiliário
Para a cocção dos alimentos, são necessários: bancada de apoio para cortar alimentos, fogão ou cooktop e forno para o preparo e microondas ou forninho, que também são bem úteis no dia a dia.
Foto: Via pinterest.
Na bancada normalmente é utilizado o granito, mas a bancada pode ser de vários materiais, como o porcelanato, quartzo, silestone, corian, nanoglass, cimento queimado e até madeira.
Foto: Via pinterest.
O fogão pode ser elétrico ou a gás, de piso ou de embutir.
Projeto: Luiz Fernando Grabowsky.
Foto: Estúdio Vira-lata.
O cooktop e o forno são modelos mais modernos e práticos e também podem ser elétricos ou a gás.
Projeto: Carol Cantelli.
O microondas também tem modelos comuns ou de embutir, porém esse último costuma ser bem mais caro.
Foto: Via pinterest.
Foto: Via pinterest.
A coifa ou o depurador também são importantes, pois eles ajudam na limpeza do ar, deixando-o livre de odores e gordura. A principal diferença entre os dois é que o depurador possui um filtro que filtra o ar e o devolve a cozinha sem gordura e a coifa joga o ar sujo para fora do espaço, necessitando assim, de tubulação específica, o que custa um pouco mais caro.
Foto: Via pinterest.
Projeto: Angela Meira Arquitetura.
Para a limpeza de alimentos e louças, é necessária bancada com uma ou mais cubas com torneira e espaço para secar as louças. A cuba pode ser grande, pequena, redonda, quadrada, retangular, dupla, esculpida e de vários materiais, há uma enorme diversidade de modelos.
Foto: Modulnova.
A torneira pode ser de bancada, de parede ou aqueles modelos gourmet, que é sonho de consumo de todas as pessoas.
Projeto: Iara Kílaris.
Para secar a louça existem os modelos comuns para pôr sobre a bancada, mas também existem os de embutir, os aéreos e os fixados na bancada (calha úmida), porém para esse último, a bancada deve ter uma profundidade maior.
Foto: Via pinterest.
A lava-louças é um adicional que vai depender do usuário, tem pessoas que não ficam sem, mas há quem diga que não são necessárias.
Foto: Via pinterest.
A guarda dos utensílios de cozinha, louças e armazenagem de alimentos não perecíveis pode ser feita em armários, gavetas, louceiros e despensa.
Foto: Via pinterest.
Projeto: SBStudio Arquitetura + Interiores.
Foto: Roundhouse.
Os armários podem ser planejados, aproveitando melhor todo o espaço disponível, ou modulados, mais práticos e mais baratos.
Projeto: Decore Chic e MCL Arquitetura.
Quanto ao estilo e material dos armários, também há muita variedade, eles podem ser mais modernos, clássicos, com puxadores de sobrepor ou embutidos, portas de vidro, que deixam os armários mais interessantes, enfim, muitas variedades.
Projeto: ACF arquitetura.
O tamanho da geladeira e freezer deve ser equivalente ao número de moradores e ao tamanho da cozinha. Existem modelos de uma porta, duplex, inverse, side by side (aquele com duas portas) e o french door (com três portas).
Projeto: Studio Vert.
Projeto: Guardini Stancati Arquitetura.
A mesa ou a bancada com assentos para as refeições do dia a dia é definida de acordo com o tamanho da cozinha, a mesa pode ser redonda, quadrada, etc.
Projeto: Mikaelian Freitas Arquitetura.
Projeto: Karen Pedrosa.
Já a bancada pode ser alta com bancos ou mais baixa com cadeiras, ou até dobrável, para ser utilizada somente quando necessário.
Projeto: Arq Design Analu.
Projeto: Depaulaenobrega.
Iluminação
A iluminação da cozinha deve ser muito eficiente, principalmente nas áreas de cocção e preparo, pois devemos enxergar bem a tonalidade dos alimentos.
Projeto: Studio Colnaghi.
A iluminação natural também é uma ótima opção na cozinha. É um recurso sustentável e deixa o ambiente muito bem iluminado, além de bem ventilado, o que é muito importante nas cozinhas.
Foto: Via pinterest.
Acima das mesas, os pendentes são perfeitos, pois a luz é direcionável. Outro ponto importante é o material das luminárias, que devem ser de fácil manutenção e limpeza.
Projeto: Mandril Arquitetura.
Podemos utilizar também uma iluminação cênica para criar atmosferas especiais para certas ocasiões.
Foto: Via pinterest.
Objetos de decoração
Assim como nos outros cômodos da casa, as plantas também trazem mais vida para a cozinha. Podemos ter também uma mini horta na cozinha, com canteiros, vasinhos ou vertical.
Foto: Via pinterest.
Além disso, podemos utilizar os utensílios necessários na cozinha também para decorar.
Projeto: ACF arquitetura.
Nas paredes ficam bem quadrinhos, que decoram juntamente com os revestimentos escolhidos, que estão cada vez mais bonitos e com uma variedade muito grande.
Foto: Via pinterest.
Também podemos utilizar pintura colorida, cimento queimado, tinta lousa, que tem estado muito em alta ultimamente.
Projeto: Mav Arquitetura.
Uma cozinha bem pensada e bem planejada, mesmo que pequena, consegue atender às necessidades de uma família, conseguindo desempenhar todo o necessário, cocção, lavagem, guarda de alimentos e utensílios, momentos em família, refeições com amigos, conversas de domingo, jantares de aniversário, almoços em datas especiais, enfim, todos os momentos que fazem nossos dias mais felizes!
Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.