Olá, estamos retornando da pausa do carnaval com uma série nova, as cores na decoração. Vamos analisar as cores, as emoções e sentimentos que elas despertam. A cor de um ambiente reflete no nosso humor e influencia diretamente no psicológico do usuário. Dependendo do sentimento que elas despertam, é mais aconselhável utilizá-las em locais específicos, vamos falar onde e quando utilizar cada cor. Vamos falar também como combiná-las entre si de forma harmônica. Lembrando que são somente dicas e que você pode e deve decorar o seu espaço como achar melhor.
Vamos começar com a cor azul. O azul é uma cor primária, combina com boa parte das outras cores. Também é um tom frio, o mais frio de todos.
Psicologia da cor azul:
O azul é uma cor muito popular entre as pessoas, é uma cor que agrada muito, tanto homens como mulheres, é uma escolha segura. Traz as sensações de confiança, calma e tranquilidade, entre outras. É uma cor que ajuda a baixar a pressão arterial, acalma, traz clareza mental e paz de espírito. Também diminui a ansiedade e reduz o stress, ou seja, promove o bem estar físico e psicológico.
Nesse quarto foram utilizados tons claros de azul na cabeceira, criado mudo e adornos. Olha que ar de tranquilidade e serenidade, um quarto perfeito para descansar e relaxar.
Foto: Via Pinterest.
Atributos do azul:
O azul é a cor da tranquilidade, calma, confiança, segurança, frescor, inteligência, harmonia, sinceridade, estabilidade, sutileza, criatividade etc.
É uma cor perfeita para quartos de bebê, os deixa tranquilos e promovem uma noite de sono perfeita.
Foto: Via Pinterest.
Onde utilizar:
É aconselhável que se use o azul em ambientes que necessitem de calma e serenidade, como nos quartos. O azul pode ser usado na maioria dos ambientes, porém procure utilizar menos em locais de trabalho, pois ele pode relaxar demais a pessoa e afetar o serviço. O azul num geral traz para nossa casa a sensação de refúgio, um lugar calmo e tranquilo para se viver.
Foto: Via Pinterest.
Tons de azul:
Existem vários tons de azul, vários tons claros e escuros, todos muito bonitos, são eles: marinho, cobalto, royal, celeste, ciano, turquesa, bebê, entre outros.
Foto: Pantone.
Combinações harmônicas:
Há muitas formas de combinar as cores de forma harmônica, pode ser com cores complementares, cores análogas, composição em tríade, entre outras combinações.
Foto: Via pinterest.
A cor complementar do azul é o laranja. A cor complementar fica oposta no círculo cromático. É uma combinação bem vibrante, pois o laranja contrasta bastante com o azul.
Nessa sala temos os sofás em azul e o laranja foi trabalhado nos adornos, almofadas e o quadro na parede.
Projeto: Maria Eunice Fernandes.
Utilize em ambientes onde há a interação de pessoas. O laranja vai trazer movimento para o local, quebrando um pouco a tranquilidade que o azul expressa.
Projeto: Maria Eunice Fernandes.
A combinação com cores análogas é aquela com cores que estão lado a lado no círculo cromático. O tom sobre tom é um tipo de combinação análoga e sempre dá certo.
Foto: Via Pinterest.
Azul na decoração:
O vários tons de azul podem ser utilizados na decoração com propósitos distintos. O estilo clássico se alia bem ao azul, mas dependendo do tom utilizado ele pode ganhar um ar bem contemporâneo também. Quanto mais escuro o tom, mais formalidade ele expressará.
Foto: Via pinterest.
Foto: Via pinterest.
O azul também é muito utilizado em casas de praia, pois é uma cor que remete ao mar. Normalmente é combinado com o uso da madeira, fibras e elementos praianos.
Foto: Via pinterest.
Outro estilo em que o azul cai perfeitamente é o estilo retrô. As características do estilo aliado a um tom de azul mais claro dão esse ar retrô, mais do que se fosse utilizada outra cor.
Projeto: Mandril arquitetura.
E vocês gostam de azul? Qual seu tom preferido? Eu adoro turquesa, uma das paredes no meu quarto é dessa cor. Me conta o que você achou do post. Voltamos com mais uma cor no próximo sábado, mas terça tem post novo. Um beijo e até terça!
Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.